Somos a LMI Educação, uma consultoria que integra três níveis de avaliação — sala de aula institucional e em larga escala externa à escola — a um Sistema Operacional da Organização do Trabalho Pedagógico (OS-OTP) para transformar dados em ação didático-pedagógica.
A LMI: De ponta a ponta
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Diagnosticamos lacunas por descritor/indicador de aprendizagem, planejamos intervenções alinhadas ao documento curricular da rede/sistema de ensino e à matriz de referência da ALEEE implementada, apoiamos a execução com materiais estruturantes e mentoria em serviço e monitoramos resultados com base em relatórios diversos (Dossiê de Evolução).
Assegurar previsibilidade pedagógica, coerência sistêmica e equidade em toda a rede. Para isso, trabalhamos com prazos combinados de devolutiva ao coletivo escolar — envolvendo docentes, coordenação e gestão, e, quando pertinente, estudantes e famílias — de modo que cada resultado seja rapidamente traduzido em decisões de sala e ações de acompanhamento. Desde o planejamento, garantimos acessibilidade para todos os estudantes, desenhando aulas e materiais que ofereçam diferentes formas de acesso ao conteúdo, participação nas atividades e expressão da aprendizagem (por exemplo, recursos visuais e auditivos, tarefas alternativas e critérios claros de sucesso). Assim, dados viram decisões oportunas, as rotas de ensino ficam claras para todos e nenhum estudante fica para trás.
Converter evidências em aprendizagem efetiva e equitativa, garantindo que cada decisão pedagógica — da sala de aula à rede — seja orientada por dados confiáveis e rotinas simples. Em termos de resultados, buscamos elevar a proficiência por descritor, reduzir o percentual de estudantes abaixo do básico, diminuir gaps entre subgrupos, aumentar a participação e o tempo efetivo de instrução, alinhar currículo–avaliação–formação e fortalecer a prática docente com materiais estruturantes e mentoria em serviço; tudo isso com governança assertiva (OS-OTP), acessibilidade desde o planejamento e prazos pedagógicos cumpridos (devolutiva rápida e registro tempestivo), de modo a sustentar melhoria contínua bimestral e anual na escola e na rede.
Para que a avaliação deixe de ser “um número no relatório” e passe a orientar a próxima aula e as decisões de gestão, garantindo ganhos reais de aprendizagem intelectual, significativa, política e social com equidade.
Buscamos dar previsibilidade pedagógica — o que ensinar, quando, para quem e como —, reduzir incertezas e evitar surpresas nas avaliações; fechar lacunas e elevar proficiências a partir de dados por descritor/indicador, transformando cada achado do Dossiê de Evolução em ação didática da semana (listas graduadas, aulas-modelo, tarefas de desempenho); atender cada estudante por meio de intervenções em camadas com acessibilidade desde o planejamento; instalar rotinas simples e eficazes, como RPE semanal, checkpoints quinzenais, devolutiva ao estudante em prazo combinado e registro tempestivo dos resultados; fortalecer a prática docente com materiais estruturantes, mentoria em serviço, observação com rubricas e clínicas de item; e assegurar governança e ética, padronizando processos via OS-OTP e protegendo dados com transparência na comunicação com a comunidade escolar.
Para a escola, isso se traduz em decisões semanais baseadas em evidências, mais tempo efetivo de instrução e menos retrabalho, com mapas de prioridades por turma/série, planos acionáveis por descritor e boletins claros para estudantes e famílias com micro-metas e orientações de estudo.
Para a rede, implica coerência sistêmica com um OS-OTP padronizado (ritos, artefatos e critérios), acompanhamento em tempo real, redução da variabilidade entre escolas e turnos, fechamento de gaps de equidade e escalabilidade por meio da formação de multiplicadores, kits por série e um ciclo sustentável de melhoria contínua.
Para a escola, isso se traduz em decisões semanais baseadas em evidências, mais tempo efetivo de instrução e menos retrabalho, com mapas de prioridades por turma/série, planos acionáveis por descritor e boletins claros para estudantes e famílias com micro-metas e orientações de estudo.
Para a rede, implica coerência sistêmica com um OS-OTP padronizado (ritos, artefatos e critérios), acompanhamento em tempo real, redução da variabilidade entre escolas e turnos, fechamento de gaps de equidade e escalabilidade por meio da formação de multiplicadores, kits por série e um ciclo sustentável de melhoria contínua.
- Converter evidências em aprendizagem efetiva e equitativa, orientando cada decisão pedagógica por dados e rotinas simples (OS-OTP).
- Obter leitura precisa por descritor/indicador do ponto de partida e das barreiras de acesso para orientar o planejamento imediato.
- Elevar o desempenho no degrau frágil (Básico – Operacional - Global) dos descritores foco por meio de ensino explícito, prática planejada e intervenções em camadas.
- Transformar boas práticas em rotinas estáveis (Reunião de Planejamento por Evidência, checkpoints, rubricas, clínica de item), com linguagem comum, critérios compartilhados e execução consistente na rede/escola.
- Manter os ganhos e garantir retenção com equidade, assegurando progressão curricular, redução de gaps entre subgrupos e alinhamento entre avaliações internas e externas (ALEEE).
- Formar equipes técnico-pedagógicas de redes públicas e privadas (palestras, consultorias, oficinas e cursos livres de curta, média e longa duração), utilizando perspectivas da Organização do Trabalho Pedagógico e abordagens direcionadas aos três níveis integrados de avaliação (micro–sala, meso–escola, macro–rede/ALEEE) para planejar, executar e monitorar ciclos de diagnóstico → prescrição → intervenção, operar rotinas (Reunião de Pautas de Evidências e checkpoints) com prazos pré-determinados e usar indicadores (proficiência, percentual de acerto, participação e equidade) a fim de elevar a proficiência e reduzir desigualdades.
- Criar, implementar e/ou avaliar percursos pedagógicos desenvolvendo ações voltadas para o diagnóstico, ampliação, sistematização e consolidação de conhecimentos para garantir a promoção das aprendizagens intelectuais, significativas, políticas e sociais propostas no documento curricular da rede de ensino.
- Realizar oficinas (presenciais ou remotas e síncronas) de elaboração de testes e materiais pedagógicos complementares e estruturantes, aplicando estratégias pautadas em taxonomias e modos de pensamento voltadas à definição de gradações de complexidade, para diagnosticar e monitorar o progresso e a evolução dos estudantes.
- Desenhar e produzir coleções e sequências didáticas de materiais pedagógicos complementares e estruturantes, alinhando-as às diretrizes da BNCC, ENEM e/ou SAEB e calibrando a gradação de complexidade, para promover o progresso e a evolução dos estudantes.
- Desenhar, desenvolver e implantar ciclos de monitoramento e acompanhamento instrucional guiados por indicadores (rede → escola → turma → estudante → descritor → item/distrator), operacionalizando reuniões de pauta de evidência, checkpoints e acompanhamento de evolução e progresso para acelerar decisões pedagógicas e garantir a execução com qualidade.
- Conceber e aplicar testes de verificação da aprendizagem (diagnóstico, bimestrais, recuperação e sob demanda), utilizando banco de itens calibrado e rubricado para gerar relatórios multinível (rede/escola/turma/estudante/descritor/item/distrator) e conduzindo oficinas de resultados com reuniões de pauta de evidência, checkpoints e roteiros de prescrição pedagógica/MTSS, para diagnosticar lacunas, orientar intervenções efetivas e acelerar a tomada de decisão.